O que é um Paper Científico?

Como já sabem, um dos formatos com o qual podem participar no nosso concurso é com um "Paper Científico". Como este conceito pode ser pouco esclarecedor para alguns dos estudantes, em baixo está resumida uma noção de paper científico e como fazer um. Notem que este tipo de documentos são muitas vezes pedidos no Ensino Superior pelo que a vossa participação, além de vos possibilitar a ganhar um dos fantásticos cheques-prenda Sonae Sierra que iremos oferecer,  poderá dar-vos ainda experiência e preparação para o vosso futuro profissional!

Um paper científico é um texto mais simples e resumido do que um artigo científico, apesar de se parecerem muito na forma e na estrutura. É muito utilizado nas comunicações em congressos, seminários, simpósios e outros tipos de eventos científicos e académicos, normalmente com o objectivo de divulgar a ideia geral e o andamento/resultados de um projecto. Deve apresentar análises e argumentações, com objectividade, clareza e coerência.
Apesar de muitos editores de periódicos e comités de eventos científicos especificarem modelos e critérios para a apresentação de textos, normalmente o paper é  composto por título, nome completo do(s) autor(es), resumo, introdução, revisão da literatura, metodologia, discussão dos resultados, conclusão e bibliografia. 
Além de ser utilizado para apresentação em eventos e publicações científicas, o paper pode apresentar reflexões e interpretações do estudante acerca de um determinado tema, ou objecto em específico. É um trabalho académico conciso, que aborda de forma crítica e analítica um único problema ou questão. Normalmente, nesta modalidade os elementos do texto (introdução, desenvolvimento e conclusão) compõem um corpo único e não são separados em sub-títulos.

Podem ainda encontrar mais dicas sobre como fazer um paper científico aqui:  http://www.scribd.com/doc/10496698/Como-escrever-um-paper

fonte: http://www.republicadoze.com.br/?tag=redacao-de-trabalhos-academicos